Cartazes Cubanos da OSPAAAL 1960-1980

Cartazes Cubanos da OSPAAAL 1960-1980

Lisboa 2017 - Capital Ibero-Americana de Cultura

Artes › Exposições › Outras
Até 23 set/17

Quarta a sábado, das 18h às 22h

A exposição situa-nos perante uma das mais extraordinárias experiências gráficas do último século. Composta por cerca de uma centena de cartazes, revistas e dioramas concebidos entre 1966 e 1980, esta exposição traça um retrato do esforço coletivo que diversas forças políticas em África, na Ásia e na América Latina desenvolveram no sentido de estabelecer uma propaganda solidária comum. Tendo o seu centro artístico e produtivo em Cuba, mas adotando uma postura internacionalista desde a sua fundação, a OSPAAAL (Organização de Solidariedade para com os Povos de África, Ásia e América Latina) concebeu um amplo conjunto de materiais gráficos que se destinavam a dar voz e a galvanizar as fações políticas que, naqueles continentes, lutavam pela autodeterminação dos povos contra o colonialismo e outras formas de exploração e segregação.

Organizada tematicamente, esta exposição articula imagens de atores políticos como Che Guevara, Amílcar Cabral, Patrice Lumumba, Mehdi Ben Barka ou Richard Nixon com ilustrações de apoio à luta armada, apelos ao orgulho nacional, incentivos à revolta das classes operárias ou resistência ao domínio imperialista dos Estados Unidos. Beneficiando da posição de abertura dos seus dirigentes face às vanguardas artísticas do pós-guerra, os autores cubanos puderam fazer da produção gráfica da OSPAAAL uma verdadeira plataforma para o encontro entre um discurso altamente politizado e as mais radicais propostas artísticas da época.

O público descobre uma coleção de materiais que vogam entre a denúncia da opressão e a exaltação dos feitos revolucionários e que, no seu conjunto, são um documento inestimável da época de ouro do design cubano e um exemplo claro do uso da comunicação visual em prol da igualdade e das transformações sociais.

Informações Úteis

Preço: 2€

Local

Rua da Barroca, 59
1200-047 Lisboa

Formulário de procura

OP'17

Continuam

Lisboa Story Centre

Artes

O Prazer de Fazer, a Joia ao Alcance da Mão

Artes › Cursos / Encontros

Encontro dos Origamigos de Lisboa

Artes › Cursos / Encontros