Perguntas difíceis para ficar de 'Boca Aberta'

Perguntas difíceis para ficar de 'Boca Aberta'

Histórias encenadas para a infância

  • Catarina Requeijo
     Catarina Requeijo

Boca Aberta é um projeto de pequenos espetáculos para crianças que parte da sua própria criatividade. Dirigido a petizes dos três aos seis anos, estes espetáculos pretendem estimular a imaginação e despertar a curiosidade dos mais novos perante a palavra. Encenados por Catarina Requeijo, os textos têm como objetivo lançar questões, jogos e desafios.

Os dois espetáculos que sobem este mês ao palco do Salão Nobre do Teatro D. Maria II – É isto o Amor! e Isto é o Fim? – "abordam dois dos maiores mistérios do mundo", para os quais Catarina Requeijo afirma ainda não haver respostas.

É isto o Amor! "fala precisamente sobre o amor, um tema estruturante muito presente na vida das crianças", adianta a encenadora. Aqui, quatro detetives decidem investigar o que é o amor. Ao longo desse caminho, passam por vários exemplos de relações amorosas, até porque Catarina Requeijo considera que "não se deveria escamotear nenhuma das situações possíveis. É muito engraçado ver a reação dos miúdos a estas “variedades”, já que eles reagem exatamente da mesma forma ao beijo entre o urso e o tigre como ao beijo do rapaz e da rapariga", sublinha.
 
Isto é o fim? é o final de uma trilogia. Aqui, através de desfiar de histórias, são dadas diferentes possibilidades de resposta para a pergunta: para onde vamos quando desaparecemos? "As personagens acompanham este projeto desde o início e as crianças que assistem a este espetáculo conhecem estas personagens desde o principio, há três anos, diz a encenadora. Achamos que, fechando um ciclo, era preciso chegar com uma das personagens ao fim, trabalhando um tema que, muitas vezes, está fora do universo da primeira infância, ou porque não é agradável ou porque não é fácil explicar. Os miúdos não saem deste espetáculo com grandes sorrisos, mas saem confortáveis, uma vez que o tema á tratado de uma forma não agressiva para eles, reafirma. Claro que exige, ou pelo menos seria aconselhável, que houvesse uma conversa sobre isto ou em contexto de escola ou com a família", conclui Catarina Requeijo.
 
Isto é o Fim? está em cena aos sábados, até 19 de maio, pelas 16horas, e É Isto o Amor! pode ser visto aos domingos, até dia 20 de maio, às 11h. Os espetáculos contam com a conceção e seleção de textos de Inês Fonseca Santos e Maria João Cruz, encenação de Catarina Requeijo, e interpretação de André Loubet, Gonçalo Egito, Sandra Pereira e Victor Yovani.

[texto de Ana Rita Vaz]

Relacionado

É isto o amor!

Histórias encenadas para a infância

Crianças › Teatro
29 abr, 6, 13, 20 mai/18
3-6 anos
Praça D. Pedro IV
1100-201 Lisboa

Isto é o fim?

Histórias encenadas para a infância

Crianças › Teatro
28 abr, 5, 12, 19 mai/18
3-6 anos
Praça D. Pedro IV
1100-201 Lisboa

Para ficar de 'Boca Aberta'

Histórias encenadas no TNDM II

Formulário de procura

Lisboa Cidade Triste e Alegre