Dia Mundial do Teatro 2018

Dia Mundial do Teatro 2018

Circo, homenagens e espetáculos com entrada livre

  • O ator e antigo diretor do Teatro de Carnide João Ricardo é homenageado
     O ator e antigo diretor do Teatro de Carnide João Ricardo é homenageado
  • Cena de 'O Principezinho' de Pedro Penim [©Filipe Ferreira]
     Cena de 'O Principezinho' de Pedro Penim [©Filipe Ferreira]
  • Maria do Céu Guerra em 'Erêndira, Sim Avó..." [©Ricardo Rodrigues]
     Maria do Céu Guerra em 'Erêndira, Sim Avó..." [©Ricardo Rodrigues]

A 27 de março assinala-se o Dia Mundial do Teatro. Neste âmbito, o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro da Trindade apresentam espetáculos com entrada livrer; em Carnide, celebra-se a vida e a carreira de João Ricardo; no Chapitô, O Teatro vem ao Circo; no Teatro Aberto promove-se um debate sobre esta arte e o futuro; e A Barraca propõe que venha brindar com Gabo.
 
Antecipando mais um Dia Mundial do Teatro, a Junta de Freguesia de Carnide programou para dia 24 uma homenagem ao ator João Ricardo, recentemente falecido. Para além de uma escultura, que será descerrada às 17 horas no Largo das Pimenteiras, nesse sábado abrirá ao público uma exposição sobre o percurso do antigo diretor do Teatro de Carnide (patente até 4 de abril no Espaço Bento Martins). Às 19 e às 21 horas estão agendadas duas récitas de O Dragão Cor de Framboesa, reposição de um espetáculo que João Ricardo protagonizou em 1994.
 
Como já vem sendo hábito, a 27 de março, o Teatro Nacional D. Maria II proporciona "entrada livre" nos espetáculos em cena. Para além de Montanha-Russa, de Inês Barahona e Miguel Fragata (21h), Ex-Zombies – Uma Conferência, de Alex Cassal (19h) e Sweet Home Europa, de João Pedro Mamede a partir de texto de Davide Carnevali (21h30), o TNDM II preparou ainda o lançamento de dois livros: Preparação do Ator no Processo Emocional, de Constantin Stanislavski, e uma Biografia de Sousa Bastos, autor oitocentista, jornalista, ensaiador e dramaturgo, reconhecido pelo Dicionário do Teatro Português, e que Paula Magalhães faz reviver através de um livro que, para além do percurso profissional, acompanha a vida pessoal e amorosa daquele que foi um dos “inventores” do teatro de Revista.

Pelo Chiado, mais especificamente, no Teatro da Trindade, há também muito bom teatro para ver, com entrada livre. Logo às 15 horas, sobe ao palco a visão de Pedro Penim sobre o clássico de Antoine de Saint-Exupéry, O Principezinho. Pelas 16h, na Sala Estúdio, há um ensaio aberto de Odisseia, o novo espetáculo de Teresa Sobral , com José Raposo; e às 18h é tempo de conhecer o vencedor do Concurso INATEL Teatro - Novos Valores. A fechar o dia, pelas 21h30, na Sala Eça de Queiroz, O Deus da Carnificina, de Yasmina Reza, com encenação de Diogo Infante, volta para mexer (e de que maneira!) com o público.   
 
No Chapitô, para além da leitura da tradicional mensagem do Dia Mundial do Teatro – este ano da autoria do ator e dramaturgo britânico Simon McBurney – por Miguel Thiré e Helena Laureano, há muita música e performances com artistas residentes no espaço impar da Costa do Castelo. A festa começa às 22 horas.

Quem também não passa ao lado deste dia é o Teatro Aberto e os Artistas Unidos. Na sala da Praça de Espanha, a partir das 21h30, o encenador João Lourenço abrirá a celebração, seguindo-se um debate moderado pelo jornalista Tiago Palma sobre O Teatro e o Futuro, com Cristina Carvalhal, Marta Dias e Rui Francisco. A fechar, será apresentado o filme de Lourenço e Eduardo Breda, Descobrir. Um dia antes, a 26 de março pelas 18h30, na Biblioteca da Imprensa Municipal-Casa da Moeda, os Artistas Unidos assinalam o Dia Mundial do Teatro, com o lançamento do livro Jorge Gonçalves, 20 Anos de Trabalhos - Fotografias, Artistas Unidos. A apresentação estará a cargo de Maria João Luís e Jorge Silva Melo.

Por último, teremos A Barraca e a sua última (e muito aplaudida) produção, a partir de texto original de Gabriel Garcia Marquez. O espetáculo Erêndira, Sim Avó, dirigido por Rita Lello, numa récita de entrada livre, a que se segue uma festa com música e tango, e um brinde ao Teatro, à vida e a Gabo.  FB

Relacionado

Montanha-russa

Crianças › Teatro
Teatro › Espetáculos
9 a 27 mar/18
Praça D. Pedro IV
1100-201 Lisboa

Ex-zombies: uma conferência

Ciclo Portugal em Vias de Extinção

Teatro › Espetáculos
1 a 27 mar/18
Praça D. Pedro IV
1100-201 Lisboa

Sweet home Europa

Ciclo Portugal em Vias de Extinção

Teatro › Espetáculos
8 a 27 mar/18
Praça D. Pedro IV
1100-201 Lisboa

O Deus da Carnificina

Teatro › Espetáculos
1 mar a 29 abr/18
Largo da Trindade, 7 A
1200-466 Lisboa

O PRINCIPEZINHO

Crianças › Teatro
10 mar a 29 abr/18
Largo da Trindade, 7 A
1200-466 Lisboa

Οδυσσεύς - Odisseia

Crianças › Teatro
29 mar a 28 abr/18
Maiores 12 anos
Largo da Trindade, 7 A
1200-466 Lisboa

Erêndira! Sim, avó...

Teatro › Espetáculos
A partir de 12 jan/18
Maiores 16 anos
Largo de Santos, 2
1200-808 Lisboa

O DRAGÃO COR DE FRAMBOESA

Crianças › Teatro
6 a 8 abr/17
Azinhaga das Freiras
1600-469 Lisboa

Formulário de procura